A Black Friday, um dos dias mais aguardados do ano por lojistas e consumidores, segue inspirando memes e sendo motivo de reclamações nas redes sociais. Entre os posts, há queixas de que os produtos continuam caros e de que os descontos ou não são reais, ou são irrisórios.
Como de costume, a internet deu um grande destaque para Julius, personagem do ator norte-americano Terry Crews na série “Todo Mundo Odeia o Chris”, conhecido por se recusar a gastar dinheiro. “Se não comprar nada, o desconto é maior”, diz uma das imagens mais populares.
Um monitoramento feito pelo Reclame Aqui mostrou que, das 12h de quarta-feira (23) até as 6h desta sexta (25), os consumidores já registraram 5.447 reclamações referentes a Black Friday. Em 2021, neste mesmo período, a quantidade de registros foi um pouco maior: 5.678.
O principal motivo das reclamações dos consumidores é a propaganda enganosa, com 16,94% dos registros, ainda segundo o Reclame Aqui. Depois, vem o atraso na entrega, com 16,58%.
“Minha televisão estragou e está sem conserto, então estou pesquisando uma nova há dias. Esperei hoje e adivinha? Todas com os mesmos preços ou até mais altos”, criticou um usuário do Twitter, citando ainda o termo “black fraude”, que se popularizou no Brasil.
“Hoje um supermercado anunciou ‘ofertas de Black Friday’ e a cerveja tá 30 centavos mais cara do que ontem”, escreveu outro perfil.
Há ainda quem não esteja conseguindo aproveitar os (supostos) descontos por uma questão financeira pessoal, o que também gerou memes.
Veja:
Expectativa x realidade
“Como eu queria estar nessa Black Friday x como eu estou”
“Mais uma Black Friday sem comprar nada. Nunca foi autocontrole, sempre foi pobreza”
A Black Friday tá aí para humilhar e mostrar que nem com desconto eu consigo comprar. Sextou, sim; ‘dinheirou’, não”
Desconto fantasma?
“Fui toda feliz olhar o preço das coisas por causa da Black Friday, mas tá tudo normal”
“Black Friday no Brasil é tipo tudo pela metade do dobro”
Existe alguma coisa mais barata nessa Black Friday mesmo ou é meme? Porque tudo o que eu salvei pra olhar tá o mesmo preço ou mais caro”