© Reuters. Homem caminha do lado de fora da sede da Tencent no distrito de Nanshan, em Shenzhen, província de Guangdong, China. 02/02/2022. REUTERS/David Kirton
Por Josh Ye
HONG KONG (Reuters) – O regulador de videogames da China concedeu licenças de publicação a 70 jogos online nesta quinta-feira, incluindo títulos pertencentes à Tencent, NetEase e outros desenvolvedores.
A Tencent, a maior empresa de games do mundo, teve o aval para “Metal Slug: Awakening”, de acordo com a lista publicada pelo órgão Imprensa Nacional e Administração Pública, na primeira licença para um jogo comercial da companhia em um ano e meio.
Ao contrário da maioria dos outros países, os games precisam de aprovações dos reguladores antes de serem lançados na China, que também é o maior mercado de jogos eletrônicos do mundo. Quando Pequim reprimiu o setor em agosto passado, houve um congelamento de nove meses no processo de aprovação de licenças.
A NetEase, a segunda maior empresa de jogos da China, recebeu uma licença este mês para o RPG intitulado “Journey to the West: Return”, sua segunda aprovação desde que o congelamento foi suspenso em abril, uma vez que a companhia recebeu uma em setembro.
Uma subsidiária da Tencent também recebeu uma licença em setembro, mas era para um jogo educacional sem monetização.
Nenhuma licença foi concedida em outubro, quando o 20º Congresso do Partido Comunista estava em andamento em Pequim.
O presidente da Tencent, Martin Lau, disse nesta quinta-feira em ligação com analistas esperar que a empresa receba novas licenças rapidamente.