iPhone 15: o que esperar da próxima grande evolução em celulares da Apple

iPhone 15: o que esperar da próxima grande evolução em celulares da Apple

Tecnologia

A Apple deve anunciar a linha iPhone 15 em dez meses, mas vários indícios já antecipam detalhes dos futuros smartphones da empresa. Rumores cada vez mais consistentes apontam avanços importantes para a lente zoom da câmera traseira, uso da Dynamic Island em todos os quatro modelos e, como uma das mudanças mais esperadas, a chegada do USB-C ao iPhone e o fim definitivo do Lightning.

Evento e data de lançamento

Dado o histórico preciso da Apple nos últimos anos, é provável que a linha iPhone 15 será anunciada em setembro de 2023, mais precisamente em algum momento dos primeiros 15 dias do mês.

O lançamento e início das vendas para todos ou quase todos os dispositivos deve acontecer a partir de 7 dias da apresentação oficial, assim como aconteceu nos anos anteriores.

Uma data precisa ainda será definida pela Apple e, até o momento, ela é totalmente desconhecida ao público.

USB-C no iPhone contra a vontade da Apple

Um dos grandes destaques do iPhone 15 pode ser a substituição do conector Lightning pela porta USB-C, unificando de vez a porta de carregamento entre todos os dispositivos da Apple.

A medida acontece graças a uma lei aprovada pela União Europeia que obriga todas as fabricantes a implementar o USB-C em eletrônicos de consumo até o fim de 2024. Sem saída para o uso da porta, a Apple não deve levar muito tempo para implementar a entrada universal contra seu desejo, adotando o conector já em. 2023.

Os rumores ganharam força em maio de 2022 quando o Bloomberg reportou que unidades de teste do iPhone 15 já eram produzidas com porta USB-C. Em entrevista ao The Wall Street Journal em outubro de 2022, executivos da Apple confirmaram que a empresa não tem escolha e que cumprirão com a regra, embora não tenham confirmado como ou quando.

Novo iPhone 15 Ultra?

Após a substituição da versão “Mini” com tela de 5,4 polegadas pela versão “Plus” de 6,7 polegadas, a Apple prepara mais uma grande mudança na linha de celulares no próximo ano: a troca do iPhone 15 Pro Max pelo iPhone 15 Ultra.

A informação veio por meio do muito confiável jornalista Mark Gurman do Bloomberg, do analista Ming-Chi Kuo e do informante LeaksApplePro, tudo em setembro de 2022.

Tal nomenclatura já é utilizada pela empresa no processador M1 Ultra do Mac Studio e no Apple Watch Ultra lançado este ano. Em ambos os casos o nome representa o máximo desempenho da linha de chips e relógios inteligentes da Maçã.

Caso a aposta seja verdade, mais detalhes devem surgir nos próximos meses.

Mudanças de design

A Apple deve apostar mais uma vez em quatro celulares no próximo lançamento, mantendo dois modelos premium e dois modelos comuns. E mesmo se o USB-C não chegar em toda a família, teremos mudanças de design que retornarão com a consistência de design em todos os aparelhos.

Adeus notch, olá Dynamic Island

Representando uma evolução do entalhe presente desde o iPhone X em 2017, a Dynamic Island estreou com o iPhone 14 Pro e 14 Pro Max e abriga em seu recorte de pílula os mesmos sensores para Face ID da geração anterior com uma câmera frontal atualizada.

Diferente dos entalhes dos celulares Android, a região conversa com o sistema operacional e permite a exibição de notificações, atalhos e ações para facilitar o acesso ao conteúdo em segundo plano.

O analista Ross Young revelou em fevereiro de 2022 que todos os quatro modelos da linha iPhone 15 devem adotar o novo entalhe na tela, encerrando de vez o uso de notch largo na linha principal de celulares da Apple.

Fim dos botões físicos no iPhone?

Outro rumor sólido fica para a expectativa de Ming-Chi Kuo para o lançamento do iPhone 15 Pro e 15 Ultra sem botões físicos de energia e volume.

Segundo o analista chinês, a Apple estaria considerando levar a resposta vibratória do Taptic Engine (idêntica à utilizada no botão inicial do iPhone SE) para criar a impressão de que o botão foi pressionado.

A empresa teve sucesso com a mudança do botão físico para virtual já em sua primeira implementação com o iPhone 7 e, segundo o rumor, dois sensores seriam posicionados próximos aos atuais botões para criar a simulação de resposta física.

Câmera zoom mais potente

Visando finalmente competir contra smartphones de lente zoom com alta aproximação, a Apple finalmente deve implementar o módulo periscópio para elevar a qualidade das fotos com mais de 5x de aproximação.

A solução deve ser a mesma encontrada em outros smartphones atuais: em vez de lentes empilhadas na vertical, o módulo de câmera zoom adotaria lentes na horizontal para ampliar a distância entre elas e aumentar o alcance de zoom.

O Galaxy S22 Ultra utiliza a lente periscópio para zoom de até 100x, enquanto o Xiaomi 12S Ultra vendido apenas na China eleva o nível para impressionantes 120x de aproximação.

Ainda não sabemos se a nova câmera com lente periscópio será exclusiva do iPhone 15 Ultra —por mais que seja algo muito provável — ou se estaria presente em ambos os modelos de alto custo.

Desempenho aprimorado

Com a linha iPhone 14 a Apple apresentou algo nunca antes visto em sua principal linha de smartphones: manter os processadores do ano anterior na dupla comum e apostar no chip mais recente apenas na dupla mais poderosa. Isso deve se repetir no próximo ano.

Novo chip A17 Bionic de 3 nanômetros

Caso isso se mantenha no próximo ano, o A17 Bionic deve ser exclusivo do iPhone 15 Pro e 15 Ultra, deixando o iPhone 15 e 15 Plus com o mesmo processador A16 Bionic do iPhone 14 Pro.

Para o futuro chip há grandes expectativas do uso da fabricação de 3 nanômetros da TSMC, tornando o processador até 30% mais eficiente e até 15% mais veloz graças à maior quantidade de transistores em uma menor região.

Mais RAM para a dupla premium

A dupla mais poderosa deve estrear com 8 GB de memória RAM, deixando os dois modelos comuns com a quantidade de RAM presente em toda a linha iPhone 14: 6 GB.

Nada de modem 5G proprietário

Nos últimos anos temos visto a ânsia da Apple em desenhar e projetar seu próprio modem de conectividade 5G, mas não será 2023 o ano em que este desejo será realizado.

Fontes da indústria apontam que a empresa tem lidado com problemas de superaquecimento e, por isso, o modem pode ficar pronto apenas em 2024, resultando em conectividade mais estável e veloz. Com isso, a Apple seguiria usando modem 5G da Qualcomm em seus produtos. 

Mais detalhes relacionados à linha iPhone 15 devem surgir nas próximas semanas, com informações mais precisas sobre design, especificações e diferenciais sendo reveladas à medida que nos aproximamos do seu lançamento oficial.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *